
Saúde da mulher
O câncer de mama é o tipo mais comum (depois do câncer de pele) e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres. O autoexame das mamas é uma ferramenta importante para a detecção precoce e a prevenção do câncer, assim como a consulta médica regular.
Faça o autoexame com regularidade
Para saber se houve alguma alteração nas mamas, é preciso ter resultados para comparar. Faça o autoexame uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação. Para mulheres que não menstruam, basta escolher uma data fixa do mês.

Em frente ao espelho
Coloque as mãos atrás do pescoço e projete o peito para a frente até sentir o esforço dos músculos peitorais. Nessa posição, observe bem suas mamas, verificando a existência de alterações na forma ou no contorno.

No banho
Coloque a mão esquerda atrás do pescoço e, com a mão direita, toque a mama esquerda, observando a existência de nódulos ou de algum endurecimento. Pressione suavemente, fazendo círculos cada vez menores, desde a axila até o mamilo. Faça o mesmo com a mama direita.

Deitada
Coloque uma almofada ou toalha enrolada debaixo do ombro. Coloque a mão direita atrás do pescoço e, com a mão esquerda, toque a mama direita, observando a existência de nódulos ou de algum endurecimento. Pressione suavemente, fazendo círculos cada vez menores, desde a axila até o mamilo. Faça o mesmo com a mama esquerda.
Serviços disponíveis para a saúde da mulher
Saúde do homem
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil depois do de pele. Após os 50 anos, a incidência e a mortalidade aumentam significativamente, fazendo da idade um fator preponderante. O diagnóstico precoce do câncer de próstata eleva a chance de cura em mais 90%, por isso, é preciso fazer exames regularmente e ficar atento aos sinais e sintomas da doença.
Serviços disponíveis para a saúde do homem
O melhor tratamento é sempre a prevenção.
Ficou alguma dúvida ou deseja entrar em contato?
Fale com o Hermes Pardini.
