A bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é o principal agente causador de pneumonias, meningites e de doenças invasivas em crianças e adultos em todo o mundo. A vacina pneumocócica 15-valente previne das doenças pneumocócicas em bebês a partir de 6 semanas de vida até crianças de 5 anos de idade e em adultos maiores de 50 anos. Entre 5 anos e 50 anos, recomenda-se para pacientes com condições clínicas especiais.
De acordo com a idade de início de vacinação:
Início de vacinação abaixo de 7 meses: quatro doses, as três primeiras doses com intervalo de 2 meses e a última dose na idade a partir de 12 meses, desde que respeitados 2 meses de intervalo da última dose.
Início de vacinação entre 7 e 11 meses de idade: três doses, as duas primeiras com intervalo de 2 meses e a última pode ser aplicada a partir de 12 meses, desde que respeitados 2 meses de intervalo da última dose.
Início de vacinação de 12 a 23 meses de idade: duas doses com intervalo de dois meses.
Início de vacinação acima de 24 meses: dose única
OBS.: crianças até 5 anos previamente vacinadas com a vacina conjugada pneumocócica 1O-valente devem receber uma dose suplementar de pneumo 15-valente.
Crianças que iniciaram esquema com Prevenar/pneumo 1O-valente podem continuar o esquema com a pneumo 15-valente.
A Sbim não recomenda dose extra de Pneumo 15 conjugada e vacinados com Pneumo 13 conjugada.
Adultos maiores de 50 anos e idosos: dose única.
Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive à proteína diftérica); doença febril aguda.
Podem ocorrer febre, calor e inchaço no local da aplicação. Em teoria pode estar associada a convulsão febril. Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo.