Confira a seguir as dúvidas mais comuns dos clientes do Labclass Hermes Pardini sobre exame e procedimentos. Caso tenha outras dúvidas, entre em contato conosco.
- 1Preciso agendar a coleta de espermograma?
No Labclass não é necessário agendar horário para realizar o exame de espermograma. A coleta deve ser realizada na unidade matriz, São Lucas, de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 15h e aos sábados de 8 às 11h. Clientes vasectomizados podem colher o material nas demais unidades, de segunda a sexta-feira, até 11h e aos sábados até 10h.
- 2Secreção pode ser colhida em casa?
Materiais de secreção podem ser colhidos em casa. Para isso, é necessário agendar um atendimento domiciliar. Consulte-nos. Consulte-nos sobre valor da taxa para o serviço domiciliar.
- 3Check-in online: como funciona?
O Check-in Online é uma maneira de priorizar seu atendimento em qualquer uma de nossas unidades. Basta entrar em nosso site e clicar em Check-in online. Preencher um breve cadastro pessoal e enviar foto de seu pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio, se for o caso. Faremos todo o cadastro dos exames e através do e-mail, em no máximo 4h úteis você é informado sobre preparo para realização dos exames, cobertura do convênio, entre outras informações relevantes para seu atendimento prioritário em nossa unidade, através de um localizador que será enviado para você. Simples, rápido, fácil e seguro! Experimente!
- 4Medicamentos interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Antibióticos, anti-inflamatórios, aspirina, hormônios, entre outros, podem interferir em alguns exames.
Portanto avise o atendente sobre todo e qualquer medicamento que esteja utilizando. Estes dados serão levados em conta na avaliação e liberação dos seus resultados. - 5Devo suspender o uso de medicamento para realização de exames?
Somente se for uma orientação médica. Para os outros casos, deve-se manter o uso de medicamento normalmente e informar ao laboratório o nome destes, no momento do atendimento. Além disso, em alguns casos, os exames são realizados para avaliar a concentração ou atuação dos medicamentos no organismo.
- 6Posso realizar exames após esforço ou atividade física?
Os exames laboratoriais são padronizados para realização em condições definidas como basais, ou seja, condições normais com menor possibilidade de interferência.
Como esforço físico pode interferir no estado basal e em alguns resultados, solicitamos que sejam evitados antes da realização dos exames. - 7Tenho que fazer jejum para todo exame de sangue, fezes e urina?
Não. Exames de fezes e urina não exigem jejum. A maioria dos exames de sangue também não o exige. Porem, é importante entrar em contato com o laboratório para saber sobre preparo dos exames antes da realização dos mesmos, já que o tempo de jejum solicitado pode variar de acordo com o exame e outras orientações podem ser necessárias.
- 8Água “quebra” o jejum?
Não. Mas convém tomá-la com moderação. A ingestão de pequena quantidade de água, no decorrer do jejum alimentar, não prejudica a realização de exames de sangue, porém, o excesso pode interferir nos exames de urina.
- 9Posso realizar exames de sangue com gripe ou febre?
Sim. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar ou esclarecer a causa da febre ou gripe. Porém, alguns exames metabólicos ou imunológicos podem sofrer algumas interferência. Por favor, consulte seu médico ou laboratório antes de fazer seus exames.
- 10Após coletar sangue, posso “ter atividades normais”?
Sim. Após o procedimento de coleta de exames não há restrições de nenhuma atividade.
- 11Sinto mal ao coletar sangue. Como proceder?
A sensação de mal estar durante a coleta pode ser relacionada com uma queda de pressão ocasional, jejum prolongado ou stress. Neste casos, para evitar ou minimizar esta sensação, realizamos a coleta em paciente na posição deitada. Basta informar, no momento do atendimento, que o paciente prefere colher sangue deitado ou que se sente mal na coleta.
- 12Bebida alcoólica pode interferir nos resultados dos exames?
Sim, especialmente nos de triglicérides. Portanto, sugere-se abstinência alcoólica de, no mínimo, 72 horas antes da realização desse exame.
- 13Posso fumar antes de fazer exames?
Não. Isto pode alterar alguns resultados.
- 14Posso fazer exames menstruada?Sim. Porém alguns hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Por isso, é importante informar corretamente ao laboratório a data do início da última menstruação e se essas são regulares ou não.Evitar colher a amostra quando em período menstrual. Caso o exame não seja de urgência, aguardar 72 horas após o término do período menstrual para realizar a coleta da urina. E caso não seja possível esperar, proceder uma boa higienização antes da coleta para minimizar qualquer interferência. Nestes casos, informar ao laboratório sobre a menstruação.
- 15Exames têm que ser feitos sempre pela manhã ou podem ser feitos a tarde?
Alguns exames devem ser obrigatoriamente colhidos pela manhã, pois sua concentração no organismo varia durante o dia, e seus valores de referência estão padronizados para coleta matinal. Outros podem ser colhidos em qualquer horário do dia. Portanto, é importante entrar em contato com o laboratório para saber sobre preparo dos exames antes da realização dos mesmos.
- 16Por que, às vezes, o local da coleta de sangue fica roxo? Como proceder?
Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia, que eventualmente pode ocorrer no local da punção para coleta de sangue. Isso pode ocorrer com pessoas que tem veias muito finas ou profundas ou, que estão em uso de medicamento (ex: aspirina) ou anticoagulantes em idosos (fragilidade vascular). Cuidados após a coleta podem evitar o aparecimento de hematomas. Não dobrar o braço, usar blusas com mangas mais frouxas e evitas carregar peso (ex: bolsas e sacolas) reduzem a probabilidade de hematomas. Se ocorrer o hematoma, é importante informar o ocorrido ao laboratório. Realizar compressa de água morna no local comprometido, várias vezes ao dia, para ajudar a reabsorção do sangue extravasado. Após reabsorção o local voltará ao normal.
- 17Urina só pode ser colhida no laboratório?
Não. A urina pode ser colhida em casa desde que as orientações de higienização e coleta, passadas pelo laboratório, sejam cuidadosamente seguidas.
- 18Para fazer exames de urina, só posso colher “a primeira da manhã”?
Somente se seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina pode ser colhida em qualquer horário do dia, desde que se tenha mínimo 04 (quatro) horas de retenção urinária. É importante colher em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, e após higienização adequada para evitar contaminação, o que poderia implicar na necessidade de uma nova coleta.
- 19Por que devemos higienizar os genitais e desprezar o primeiro jato de urina para realizar o exame de rotina ou cultura?
Caso o médico não solicite a coleta do 1º jato, devemos desprezá – lo porque ele traz células, secreção e algumas bactérias da flora urogenital, que podem estar presentes normalmente na uretra.
Para excluir qualquer interferente, é importante que o material colhido não esteja “contaminado” com o que estiver na uretra ou na região urogenital.
Por isso é importante fazer uma boa higienização na parte externa, antes da coleta. Lembramos que o enxague abundante é importante para eliminar todo sabão utilizado na higienização, evitando também interferências. - 20Posso fazer exame de urina se estiver utilizando cremes ou óvulos vaginais?
Sim. Desde que não deixe misturar estes medicamentos ao material de urina. Uma boa higiene para retirar resíduos do medicamento e uso de tampão no momento da coleta impedem a “contaminação” do material colhido para exame.
- 21O laboratório “passa sonda” para coletas de urina?
Não. Recomendamos que seja procurado um serviço de enfermagem especializado para este procedimento. Porém o paciente já com sonda pode trazer o material de urina ou vir ao laboratório para colher material normalmente.
- 22Materiais de fezes e urina tem que ser entregues imediatamente após coleta ao laboratório?
A maioria dos exames permite que os matérias sejam refrigerados por até 12 horas, até serem entregues ao laboratório. Porém, alguns exames exigem matérias frescos. Para maiores informações consultar as instruções específicas do exame a ser realizado ou entrar em contato com o laboratório.
- 23Posso realizar exame de fezes quando estiver de “diarreia”?
Sim. Alguns exames são realizados exatamente para esclarecer a causa da “diarreia”. O importante é que o estado das fezes esteja sem interferência de medicamentos como laxante, para não influenciar na avaliação real da consistência destas.
- 24O laboratório pode reconvocar para uma nova coleta de um exame já realizado?
Sim. Em alguns casos, pode ocorrer necessidade de coletar uma nova amostra para comparar e/ou confirmar alguns resultados. Este procedimento, quando necessário, antecipa uma situação em que o médico poderia solicitar uma nova coleta e aumenta a segurança dos resultados. Nestes casos, não há custos adicionais para o paciente e/ou convênio.
- 25Alguns médicos passam orientações diferentes das do Labclass Hermes Pardini? Como proceder?
Uma orientação médica sempre prevalece sobre uma do laboratório. Nos casos onde a orientação médica for diferente da do laboratório, o paciente deve informar as condições orientadas pelo médico, no momento do atendimento.
- 26Como posso ter acesso aos meus resultados?
Os resultados podem ser disponibilizados em qualquer unidade do laboratório com a apresentação do documento de identidade oficial com foto ou acessado pela Internet através de senha e login fornecidos pelo laboratório no momento do atendimento.
- 27Outra pessoa pode retirar meus resultados?
Para retirada de resultado por terceiros, é obrigatório documento de identidade oficial com foto do titular do exame e do terceiro.
- 28O laboratório realiza coleta em casa ou no trabalho?
Sim. Temos um serviço de coleta externa que atende ao cliente em casa, no trabalho ou local de sua escolha. Nestes casos, existe uma taxa de deslocamento que varia de acordo com o local.
- 29O laboratório realiza “Atendimento a Empresas”?
Sim. O laboratório realiza vários exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais) conforme a legislação Brasileira.
Temos unidades móveis de coleta que vão as empresas para coletar os materiais sem interrupção do fluxo de trabalho, mantendo segurança e conforto. - 30Posso doar sangue no laboratório?
Não. Este serviço é especializado de alguns lugares como hospitais e Hemocentros.
- 31O laboratório possui equipe treinada em coleta infantil?
Sim. Temos equipe treinada e áreas exclusivas para coletas pediátricas em todas nossas unidades.
- 32O laboratório possui estacionamento para cliente?
Sim. Todas as unidades possuem estacionamento próprio para cliente.
- 33Como consigo informações e/ou orientações sobre os exames que devo realizar?
Clique no menu Exames e Orientações ou no atendimento Online ou ligando para nossa central de atendimento (31) 2104-5700.