Veja nossoBlog
Labclass

Conheça o exame que ajuda a detectar a doença de Alzheimer precocemente

As questões de saúde da terceira idade levantam a preocupação quanto a muitas doenças que costumam acometer essa população, entre as quais as demências. E a forma mais comum de demência, atualmente, é a doença de Alzheimer, que responde por 60% a 80% dos casos em pessoas com mais de 65 anos, e afeta mais de 50 milhões de indivíduos em todo o mundo, dos quais 2 milhões no Brasil, números que devem aumentar nas próximas décadas devido ao envelhecimento populacional.

Uma vez que o diagnóstico clínico da doença de Alzheimer costuma ser insuficiente, houve, nos últimos anos, um progresso considerável no desenvolvimento de biomarcadores para a doença de Alzheimer, que se baseiam nas alterações fisiopatológicas características do quadro e vêm modificando seu reconhecimento.

Nesse contexto, o chamado teste de Alzheimer é o PrecivityAD2™ é um exame inovador capaz de identificar com precisão e de forma não invasiva a doença de Alzheimer ainda em seus estágios iniciais. Acompanhe o texto e saiba mais:

  • O que é o teste PrecivityAD2™;
  • Como ele funciona;
  • Benefícios do teste,
  • Quem deve realizá-lo.

Boa leitura!

Panorama da doença de Alzheimer

Senhor com mão segurando o queixo olha pela janela sereno. O alzheimer é uma doença que comete muitas pessoas da terceira idade

De acordo com o Ministério da Saúde, o Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que se manifesta a partir da deterioração cognitiva e da memória, acarretando o comprometimento progressivo da cognição e alterações comportamentais. Essa doença neurológica é uma das demências mais comuns, que afeta, em sua maioria, pessoas com mais de 65 anos.

Os sintomas da doença de Alzheimer são consequência da deposição da proteína beta-amiloide, que tende a se agregar em complexos que se depositam como placas no cérebro, provocando danos aos neurônios e morte celular.

Além da destruição dos neurônios por esse fenômeno, alterações no peptídeo tau participam do mecanismo patológico da doença. A hiperfosforilação do tau compromete sua função e promove a formação de emaranhados neurofibrilares, que se acumulam dentro dos neurônios, prejudicando a comunicação celular e provocando, em última instância, a morte neuronal em regiões do cérebro, como o hipocampo, onde é controlada a memória, e o córtex cerebral, área responsável pela:

  • Linguagem.
  • Raciocínio.
  • Memória.
  • Pensamento abstrato.
  • Estímulos sensoriais.

Conheça o teste PrecivityAD2™

Quando feito com base apenas em critérios clínicos, sabe-se que o diagnóstico clínico da doença de Alzheimer tem baixas sensibilidade e especificidade, sobretudo em pessoas com declínio cognitivo leve. Isso porque a doença apresenta muitos sintomas que podem se sobrepor a características comuns ao envelhecimento e a outras formas de demência ou condições neurológicas.

Graças ao avanço da ciência, utilizando tecnologias ultrassensíveis, o PrecivityAD2TM é capaz de mensurar, de modo acurado, as proteínas beta-amiloide e tau no plasma.

Através de estudos clínicos e analíticos, que tiveram como base a comparação com métodos diagnósticos tradicionais, como PET-CT e exame de líquido cefalorraquidiano, foi desenvolvido o teste PrecivityAD2™, que é capaz de identificar a Doença de Alzheimer ainda nos seus estágios iniciais, de modo menos invasivo e mais acessível do que os métodos tradicionais.

Veja como o teste é realizado

O teste PrecivityAD2™ é um exame de sangue que analisa com precisão os biomarcadores específicos relacionados ao Alzheimer, oferecendo uma forma menos invasiva de detectar a doença.  O teste é realizado da mesma forma que o exame de sangue convencional:

Agendamento do exame

Primeiro, o paciente realiza o agendamento do teste PrecivityAD2™ em um laboratório autorizado, como Labclass.

Coleta do sangue

Na data agendada, o paciente vai até o laboratório para que o profissional de saúde possa coletar uma amostra de sangue, de forma simples e rápida.

Análise dos biomarcadores

Após a coleta, a amostra é então enviada para análise. A partir disso, o laboratório mede as proteínas associadas à doença, como a beta-amiloide e a tau, que são comumente encontradas em níveis anormais no cérebro de pessoas com demência.

Resultado

Em cerca de 20 dias, o resultado é disponibilizado para o médico, que pode interpretar os dados e discutir os próximos passos com o paciente. Assim, com um processo simplificado, a pessoa consegue realizar um teste diagnóstico mais rápido, eliminando o desconforto e ansiedade causados por exames mais invasivos.

Para a realização do exame, o paciente precisa apresentar o pedido médico com o parecer detalhado sobre o motivo da solicitação. É igualmente importante atentar-se a algumas coisas antes de fazer o teste:

  • Não é necessário fazer jejum;
  • Não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo;
  • É preciso realizar o agendamento prévio;
  • O resultado do exame costuma ser liberado em cerca de 20 dias.

Benefícios da detecção precoce da doença de Alzheimer

Senhora da terceira idade vê álbum de casamento do lado de sua neta. O teste de alzheimer ajuda a criar rotinas para aproveitar melhor — e ter mais qualidade de vida apesar da doença

A detecção precoce do Alzheimer traz uma série de benefícios que podem impactar diretamente na qualidade de vida do paciente. Conheça a seguir os principais benefícios:

Tratamento precoce

Ao detectar precocemente a doença, é possível iniciar terapias medicamentosas e comportamentais essenciais para retardar a progressão dos sintomas da doença.

É um procedimento menos invasivo

Além de o teste PrecivityAD2™ ser um procedimento simples, que segue o mesmo passo a passo de um exame de sangue convencional, ele não é invasivo como a coleta de líquor, e não expõe o paciente à radiação, como o PET-CT, por exemplo.

O exame é mais acessível que os métodos tradicionais

O exame de sangue que detecta o Alzheimer é mais acessível, uma vez que é um procedimento simples e barato, se comparado aos exames por imagem e outros que tradicionalmente são utilizados para diagnosticar a doença.

Planejar com mais calma os cuidados futuros

Ao receber o diagnóstico ainda nos estágios iniciais da doença, o paciente pode participar ativamente, junto à família, do planejamento de como vão ser realizados os cuidados futuros. O que pode incluir a organização de assistência médica especializada, mudança no estilo de vida, planejamento com saúde, finanças e bem-estar.

Participação em estudos clínicos

Os pacientes que recebem um diagnóstico precoce podem participar de estudos clínicos, a fim de testar novos medicamentos e intervenções. Esses estudos, conhecidos como ensaios clínicos, podem oferecer acesso a tratamentos experimentais que ainda não estão disponíveis para toda a população.

Quem pode fazer o teste

O teste PrecivityAD2™ não é indicado para todas as pessoas. Algumas das principais indicações incluem:

Pessoas com sintomas iniciais de demência

O teste é indicado para pessoas com sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo leve ou demência, que estejam sendo avaliados para a doença de Alzheimer ou outras causas de declínio cognitivo.

Pacientes com mais de 55 anos

A idade é um dos fatores de risco para o Alzheimer, sendo muito comum a ocorrência de casos em pessoas com 65 anos. Por isso, é indicado que os pacientes com mais de 55 anos façam o teste, principalmente se apresentarem algum outro fator de risco.

Nesse sentido, o  teste PrecivityAD2™ pode ser o primeiro passo para entender melhor sua saúde e tomar decisões seguras e acertadas. Para isso, conte com a excelência e o zelo do Laboratório Labclass para fazer o seu teste de Alzheimer. Tenha suporte de uma equipe altamente qualificada e preparada para atender você e a sua família.

Nossa excelência para oferecer o melhor cuidado a você.

11 de setembro de 2024 Saúde